ARROZ NEGRO - Dicas de preparo e receita com camarão.
Ano passado eu fiz um prato principal para o Pomar (evento gastronômico colaborativo que desenvolvi) E até hoje ele é lembrado por muitos dizendo que amaram o prato! Mas também sempre me perguntam como preparar. Então resolvi fazer uma pequena matéria para divulgar a minha receita com algumas dicas sobre esse arroz pouco conhecido por nos!
Primeiramente, enumeremos as vantagens nutricionais. De acordo com informações da Embrapa, o arroz negro (que é integral) apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas que o grão branco da mesma qualidade.A espécie possui, ainda, onze vezes mais compostos de combate aos radicais livres que o branco integral. Esses antioxidantes são os responsáveis por retardar o envelhecimento precoce e aumentar a imunidade do corpo.
O arroz negro começou a ser cultivado pelos chineses há mais de quatro mil anos, sendo destinado, apenas, à alimentação do imperador.
O seu sabor marcante, harmoniza maravilhosamente bem com frutos do mar e com vinhos mais fortes, como os produzidos a partir das uvas Malbec e Merlot. Mas, como nem tudo são flores o arroz negro tem um grande desvantagem (por ser integral): leva quatro vezes mais tempo pra cozinhar que o arroz próprio para risoto. Significa dizer que, enquanto o branco leva, em média, 15 minutos para ficar "al dente", precisamos de, pelo menos 50 minutos (normalmente dura uma hora), para cozinharmos o arroz negro. Para não sofrer na hora do preparo o correto é deixá-lo de molho na véspera da preparação (ou, pelo menos, 4 horas antes) ou, ainda, fazer o pré-cozimento do grão usando a panela de pressão (durante 15 minutos e depois seguir com o cozimento em panela normal). Detalhe importante: você vai perceber que, ao deixá-lo de molho, água da bacia vai ficando avermelhada e, posteriormente, quase preta. Não jogue o líquido fora bata usar no cozimento do risoto para manter a cor impactante do arroz. SEGUE ABAIXO A RECEITA! Podendo apenas ser usada para o preparo do arroz negro com outras combinações que preferir!
Arroz Negro com Camarões salteados ao perfume de manjericão sob cama de abacate com aspargos, servido com creme de tomate .
INGREDIENTES (serve 2 pratos) Azeite de oliva Arroz negro 250 gramas 1 litros de caldo de legumes
100 ml de vinho branco (opcional)
4 colheres de sopa de azeite de oliva 2 pimentões vermelhos grandes picados 4 tomates italianos grandes e maduros 2 dentes de alho
1 cebola grande picada
Folhas de manjericão fresco a gosto
1 raminho de tomilho
100ml de creme de leite fresco (nata) 300 gramas de camarão branco ou 10 unidades (5 para cada prato)
1 abacate maduro
1 lima ou limão se preferir
Sal e pimenta do reino
MODO DE PREPARO:
ARROZ NEGRO - (em panela normal após 4 horas de molho) 1 xícara de chá (profissional, digo xícara de medida)
11/2 litro de água ou caldo de sua preferência fervendo sal á gosto
Coloque em uma panela azeite e alho, junte o arroz negro. Refogue. Adicione 100ml de vinho branco, deixe apurar. Depois que apurar o vinho junte 500ml de caldo ou água fervendo, cubra o arroz e deixe evaporar. Entre 10 e 15 minutos, o caldo evaporou junte mais 500 ml, deixe cozinhar por mais 10. Junte o restante do caldo, deixe ferver por 5 minutos desligue o fogo, e tampe a panela. Deixe descansar por 10 minutos. O arroz vai terminar o cozimento, estará macio e soltinho.
CAMARÕES Descasque os camarões e limpe. Pique o dente de alho e amasse em um monte com uma colher (chá) de sal. Tempere os camarões, adicione as folhas de manjericão e tomilho levemente picadas e misture bem e deixe marinar por 20 minutos na geladeira. Em uma frigideira bem quente com azeite e um fio de óleo vegetal salteie os camarões com as folhas de manjericão e tomilho junto por cerca de cinco minutos, até ficarem rosados.
ABACATE E ASPARGOS Cozinhe os aspargos por mais ou menos 2 a 6 minutos, pique em rodelas,e coloque-os em uma tigela. Acrescente o abacate e amasse-o grosseiramente. Misture com cuidado para que o abacate não vire uma pasta; os pequenos pedaços fazem parte da receita. Acrescente o azeite, sal e suco de meia lima a gosto.
CREME DE TOMATE
Pique grosseiramente os tomates e os pimentões e a cebola, regue com muito azeite e salpique um pouco de sal, e leve ao forno para assar por mais ou menos 30 minutos (sempre verificando) mas o que queremos aqui é que eles seja quase queimado, deixando um sabor incrível! Retire do forno e deixe esfriar, depois é só bater no liquidificador, temperar a gosto e acrescentar o creme de leite fresco.
MONTAGEM: Em um aro de alumínio, centralize o no prato colocando primeiro o abacate com aspargos, depois os camarões deitados lado a lado seguindo o formato do aro, finalize com o arroz negro por cima e um pouco do creme de tomate e uma ponta de aspargos. Retire o aro com muita calma para não desmoronar e despeje o creme de tomate no lado. Sirva imediatamente!
EVENTO POMAR 2016 - Os frutos são nossos colaboradores. CHEF - Jennifer Mantovani FOTOGRAFIA - Square fotografias
COLABORAÇÃO - Patricia Oazen
Espero que tenham gostado! Quem fizer me mande uma foto depois e me diga o que acharam!